Manifestação do “jornalista” Juca Kfouri na Folha de São Paulo: ignorância, irresponsabilidade aliada a antissemitismo

Na última quarta-feira, 24 de julho de 2024, o jornalista Juca Kfouri publicou uma manifestação no jornal Folha de São Paulo que levantou sérias preocupações sobre sua compreensão dos acontecimentos globais e sua evidente inclinação antissemita.

Ao afirmar que Israel não deveria estar nas Olimpíadas de Paris, Kfouri demonstrou uma ignorância flagrante ao comparar Israel à Rússia, um paralelo que não se sustenta frente aos fatos.

É importante esclarecer que a Rússia não participará das Olimpíadas porque invadiu a Ucrânia, uma ação provocativa, de promoção de guerra e incentivo a violência indiscriminada.

Em contrapartida, Israel se defende de ataques terroristas perpetrados pelo Hamas, uma organização reconhecida como terrorista pelos países e organizações democráticas.

Em 7 de outubro, Israel foi alvo de um ataque covarde e brutal por parte do Hamas, que vitimou cerca de 1.200 civis, incluindo mulheres, crianças e idosos, além de manter, atualmente, 120 reféns que vêm tendo, gradualmente, os seus corpos localizados pelas Forças de Defesa de Israel.

A resposta de Israel é um ato legítimo de defesa e proteção de sua população. Israel tem todo o direito e dever de se defender!

A imparcialidade e a responsabilidade são pilares do jornalismo. Quando um jornalista permite que seus preconceitos pessoais distorçam a verdade, ele trai não apenas sua profissão, mas também seus leitores.

Ele passa a ser um ativista em favor de uma causa. Espera-se que um jornalista de renome trate os temas com a seriedade, a responsabilidade e a precisão que eles merecem, em vez de promover desinformação e preconceito.

Retratar-se e reconhecer um desvio de conduta é o mínimo que se espera de um experiente jornalista profissional.

As críticas às políticas de qualquer governo de um país são válidas e necessárias numa sociedade democrática, mas devem ser baseadas em fatos e não em ódio ou ignorância. As declarações feitas são um desserviço ao jornalismo e à sociedade que depende dele para se informar de maneira correta e justa.

B’nai B’rith do Brasil

Manifestação do jornalista Juca Kfouri na Folha de São Paulo: ignorância, irresponsabilidade aliada a antissemitismo

Veja também

Doar para a Campanha Charidy Beit Chabad Brasília é seguro, fácil e rápido.

Doar para a  Campanha Charidy Beit Chabad Brasília é seguro, fácil e rápido. Veja abaixo …