Paraná adere à definição de Antissemitismo do IHRA!

Paraná adere à definição de Antissemitismo do IHRA!

No último dia 26 de agosto, o Paraná tornou-se o oitavo estado brasileiro a adotar a definição de antissemitismo estabelecida pela Aliança Internacional para a Recordação do Holocausto (IHRA).

A cerimônia aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com a presença do governador Ratinho Jr., autoridades e representantes da comunidade judaica, como Claudio Lottenberg, presidente da CONIB; o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich; o vice-governador Darci Piana; o presidente da Federação Israelita do Paraná, Alexandre Knopfholz; o presidente da Kehilá do Paraná, Átila Cordova e o coordenador do Museu do Holocausto, Carlos Reiss.

A Loja Chaim Weizmann, da B’nai B’rith, foi representada pelo seu presidente Szyja Lorber e os membros Miguel Krigsner e Isac Baril.

O governador Ratinho Jr. destacou a importância da adesão, reforçando o vínculo entre Brasil e Israel em áreas como saúde, tecnologia e negócios. Ele enfatizou que, diante do aumento do antissemitismo, é crucial que os líderes se posicionem contra essa forma de discriminação. Segundo o cônsul de Israel, Rafael Erdreich, a adesão também ajuda a enfrentar a “guerra de narrativas”, ressaltando a importância de combater discursos prejudiciais.

O presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, salientou que essa iniciativa no Paraná é parte de um movimento global, já adotado por mais de 40 países. Ele destacou que o combate ao antissemitismo fortalece a democracia e promove a tolerância em todo o mundo.

Para Alexandre Knopfholz, presidente da Federação Israelita do Paraná, a assinatura demonstra o compromisso público no combate ao discurso de ódio.

Carlos Reiss, coordenador do Museu do Holocausto de Curitiba, sublinhou o papel fundamental da educação para enfrentar o antissemitismo e promover a memória histórica do Holocausto.

Com a adesão, o Paraná se junta a estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, fortalecendo o pacto nacional contra o preconceito e pela promoção da paz.

Paraná adere à definição de Antissemitismo do IHRA! A Loja Chaim Weizmann, da B’nai B’rith, foi representada pelo seu presidente Szyja Lorber e os membros Miguel Krigsner e Isac Baril.

Veja também

Emoção e superação em Curitiba nos relatos de Clara Marman e Luiz Har, ex-reféns do Hamas

Emoção e superação em Curitiba nos relatos de Clara Marman e Luiz Har, ex-reféns do …